A trajetória da Indústria de Defesa e Segurança no Brasil acompanha o próprio desenvolvimento do Estado Brasileiro, desde os tempos da colônia. Narrar essa história é destacar a profunda ligação entre os conceitos de desenvolvimento desse setor, com impactos sociais, econômicos e tecnológicos extremamente importantes para a nossa sociedade.
É uma ideia acalentada há algum tempo pela ABIMDE - Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. Agora, por meio do Projeto Trajetória, a Associação inicia essa narrativa com registros históricos e iconográficos que permitirão divulgar o empreendimento inovador brasileiro, em um setor ainda pouco conhecido.
Este é um projeto de divulgação institucional, com produtos em diferentes mídias, que tem o objetivo de incentivar o conhecimento dessa área, estimulando o estudo e a pesquisa sobre o tema.
Historicamente, a indústria de Defesa e Segurança é desenvolvida e planejada com projetos disruptivos, e seguirá cumprindo seu papel de agregar e aproveitar os benefícios em prol da soberania e do desenvolvimento do País.
É fundamental documentar a trajetória da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), desde seus primórdios até os dias atuais. Este registro não apenas preserva a história, mas também destaca a evolução da capacidade do Brasil como fabricante de equipamentos de defesa e desenvolvedor de tecnologia avançada. Celebrar e entender esse progresso é essencial para reconhecer o papel do BIDS no fortalecimento da nossa segurança e da inovação tecnológica.
Revisitando a história, fica evidente que manter uma indústria de defesa atuante e dotar um país necessário do poder de dissuasão exige a colaboração de mentes alinhadas, trabalho árduo, visões estratégicas, acordos comerciais e diplomáticos, e, acima de tudo, a avaliação das iniciativas nacionais.
Vivemos um novo momento histórico, certamente, de grandes transformações, e o Brasil, sem dúvida, está embarcado no trem da quarta Revolução Industrial.